
Falta de Libido
Quer reaquecer a relação e retomar o desejo sexual? O Instituto Homem pode te ajudar.
Falta de Libido ou de desejo ocorre quando se perde parcialmente ou totalmente o interesse pelo sexo, podendo desencadear outros tipos de disfunções, como dificuldade de ereção e de atingir o orgasmo.
Principais Causas
Hormonais
-
A deficiência do hormônio masculino (testosterona), distúrbios das glândulas conhecidas como tireoide e hipófise estão entre as principais causas orgânicas para diminuição da libido.
-
Obesidade e diabetes: algumas alterações ocasionadas pela obesidade, como aumento do colesterol ou no caso de diabetes, resultam na queda da testosterona.
-
A Hiperplasia Prostática Benigna, que atinge cerca de 25% dos homens entre 40 e 49 anos, nada mais é do que o crescimento excessivo da próstata que comprime o canal da uretra, também resultam na falta de libido.
Psicológicos
-
Estresse: pode deixar o homem cansado demais para ter desejo sexual e, quando crônico, pode diminuir também os níveis de testosterona.
-
Ansiedade: transtornos de ansiedade, TOC e síndrome do pânico, por exemplo, podem criar barreiras psicológicas que inibem os desejos sexuais.
-
Depressão: afeta diretamente no desejo de viver, em muitos casos, diminui apetite e a força para fazer atividades básicas e essenciais como o sexo.
Comportamentais
-
Drogas e álcool: podem estimular hormônios que causam a queda de libido e alteram o fluxo sanguíneo, desencadeando outros problemas como ejaculação precoce e disfunção erétil.
-
Medicamentos: alguns deles afetam os receptores de serotonina, o hormônio do prazer, alterando os níveis de desejo sexual.


Sintomas
O principal sintoma é a falta parcial ou total de interesse pelo sexo.
A falta de libido também pode desencadear outros tipos de disfunção sexual.
Falta de Libido é um problema comum?
A queda de libido pode afetar cerca de 20% dos homens durante a vida. Começa a ser mais comum a partir dos 40 anos, devido a uma queda natural de alguns hormônios, a redução do nível de testosterona é cerca de 1% a partir desta idade.

...e tem tratamento?
São diversas as causas que podem levar à falta de libido, com isso há muitas soluções para cada uma delas. Levando isso em conta, é preciso considerar que o tratamento irá variar de acordo com cada situação, dependendo muito de cada fator responsável pela queda do apetite sexual.
Outro ponto importante, é que a causa normalmente é multifatorial, isso é, mais de um motivo está desencadeando a perda do apetite sexual, por isso a avaliação médica especializada do Instituto Homem tem total condição de identificar essas causas e oferecer o tratamento individualizado e ideal para sua necessidade, e assim reverter esse quadro.
Está mais do que na hora de esquentar novamente a sua relação e retomar uma vida sexual prazerosa e intensa.